Atividades e Eventos
Visões Periféricas abre inscrições para as mostras competitivas de 2022
Estão abertas as inscrições para as mostras competitivas do Festival Visões Periféricas – 15 anos, que será realizado em 2022!
O Festival Visões Periféricas é um projeto singular que amplia, por meio da exibição de filmes e laboratório de desenvolvimento de projetos, o espectro de visões sobre espaços periféricos brasileiros a partir do olhar de quem vive o seu cotidiano. Em 2022 o Festival Visões Periféricas comemora 15 anos de existência entre os dias 15 e 20 de fevereiro.
O Festival Visões Periféricas foi o primeiro festival no Brasil a dedicar sua curadoria à um recorte de filmes representativos da diversidade cultural presente nas periferias brasileiras. Em 15 anos de realização, o Visões abriu caminho e se consolidou como projeto e inovador de difusão audiovisual no país, desenvolvimento de projetos, formação de rede e inserção do jovem realizador de periferia no circuito nacional de festivais. Atualmente, o festival possui 4 mostras competitivas em caráter permanente:
Fronteiras Imaginárias (competitiva): filmes de até 30 minutos produzidos por realizadores independentes de todo o Brasil.
Cinema da Gema (competitiva): filmes de até 30 minutos produzidos no Estado do Rio de Janeiro.
Panorâmica (competitiva): filmes com duração de pelo menos 40 minutos (média e longa metragens).
Visorama (competitiva): filmes de até 15 minutos produzidos em projetos de formação audiovisual no ensino básico, médio e/ou projetos do terceiro setor.
Inscrições até o dia 22 de novembro.
REGULAMENTO
Leia na íntegra o regulamento do Festival Visões Periféricas 2022.
FONTE: Festival Visões Periféricas
Save the date - Max Minas 2021, um dos eventos mais relevantes do país
A MAX - Minas Gerais Audiovisual Expo é um dos eventos mais relevantes do país com foco no mercado audiovisual. É realizada anualmente desde 2016, reunindo, a cada edição, um número maior de participantes.
Seus principais pontos fortes são os encontros entre produtores e exibidores e os debates sobre o futuro do setor.
A curadoria da MAX é feita pela BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, associação que reúne 670 empresas produtoras do país.
A realização da 6ª edição do evento, em 2021, é uma parceria entre Sebrae Minas e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, com o objetivo de fomentar a indústria de produção de conteúdo para mídia e entretenimento.
ACESSE - SIGA - CONFIRA - SAVE THE DATE!
Gedar realizada seminário sobre o mercado para roteiristas e gestão coletiva de direitos
Neste mês de setembro, o GEDAR (Gestão de Direito de Autores Roteiristas) – entidade autônoma habilitada pela Secretaria Especial de Cultura para a arrecadação e gestão dos direitos autorais de roteiristas brasileiros do audiovisual – completa cinco anos de atuação. Em comemoração a instituição realiza seu primeiro seminário, que acontecerá no próximo dia 29, das 10h às 13h, pela plataforma zoom.
Entre os convidados estão: Miguel Ángel Diani, Presidente da Argentores, instituição centenária da arrecadação dos direitos autorais na Argentina, e Alexandra Cardona, Presidente da Rede Colombiana de Escritores Audiovisuais, que mostrará experiências bem-sucedidas em países da América Latina, como na Colômbia, onde foi aprovada, em 2017, a Lei Pepe Sánchez, que estabelece uma justa remuneração para os autores audiovisuais colombianos pela comunicação pública de suas obras. Horácio Maldonado, diretor da FESAAL, e Maíra Oliveira, Presidente da ABRA, também são presenças confirmadas, além de diretores da Gedar Brasil, dentre outros profissionais.
A iniciativa tem como objetivo debater o atual cenário do mercado audiovisual para roteiristas e a importância da gestão coletiva de direitos. O evento será online, gratuito e fechado para roteiristas. Garanta já a sua vaga em pelo link https://gedarbrasil.org/onra-2021/
ABC LAB projeto de formação realiza atividades gratuitas no mês de setembro
Para quem ainda não participou, no mês de setembro o projeto ABC LAB - Economia Criativa Audiovisual e Empreendedorismo faz uma compilado das atividades! Vai ter palestra sobre caminhos de carreira na direção de arte, oficinas sobre editais e leis de incentivo à cultura, além de um minicurso de roteiro clássico.
ABC LAB - Economia Criativa Audiovisual e Empreendedorismo é um projeto de formação que busca incentivar a geração de emprego e renda por meio do ensino de meios e processos audiovisuais, bem como modelos de gestão e empreendedorismo com enfoque em economia criativa.
Realizada pela Ibirá Cultural, a edição 2021 conta com o patrocínio da BASF e apoio do CAV e da Secretaria de Juventude e Cultura de SBC. As atividades são GRATUITAS! Para se inscrever acesse o link abaixo:
cav.saobernardo.sp.gov.br/abclab/
Quem tiver interesse, pode ainda conferir a palestra “Meu primeiro longa documental - Tirando o projeto do papel e primeiros passos” com o cineasta Rodrigo Campo, realizada no mês de agosto, que abordou os percursos para a realização de um longa-metragem de baixo orçamento na região metropolitana de São Paulo. Acesse e confira: www.youtube.com/c/IbiráCultural
CQS/FV realiza webinário sobre Leis de incentivo na estratégia de investimento social privado
O webinário Leis de incentivo na estratégia de investimento social privado acontece dia 1º de setembro e conta com a presença de Cristine Naum, gerente executiva de sustentabilidade e investimento social na CCR, e Flávia Manso, gerente e advogada associada do CQS/FV Advogados. A mediação do encontro ficará por conta de José Maurício Fittipaldi, sócio da Animus Consultoria e Gestão.
O encontro é gratuito e faz parte de um ciclo de webinários sobre investimento social privado com edições quinzenais.
A transmissão será feita pelo Zoom e pelo YouTube do CQS/FV
Inscreva-se: https://bit.ly/InvestSocialPrivado2
IMPORTÂNCIA DO TEMA
Atualmente, muito tem se falado sobre a importância do investimento social privado atrelado à estratégia dos negócios. O investimento social cobre um amplo campo de atuação, seja em temas e geografias, seja em impacto de diversos públicos de relacionamento. Além do investimento anual já direcionado para o desenvolvimento das ações, projetos e programas utilizados para este fim, as empresas podem (e devem) ainda utilizar as leis de incentivos fiscais. São mecanismos que tem o objetivo de estimular o investimento, crescimento ou geração de empregos de um determinado setor, promovendo seu desenvolvimento social e econômico.
No investimento social privado, estas legislações se aplicam para iniciativas relacionadas ao desenvolvimento social de crianças, adolescentes e idosos, estímulo ao esporte, inovação e saúde.
PALESTRANTES
IDEA realiza seminário sobre agenda regulatória da Música e Audiovisual na Internet
O IDEA - Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes, Centro independente de pesquisa focado na produção de conhecimento e soluções estratégicas nas áreas da economia criativa, direito e inovação tecnológica, realizará no próximo dia 02 de setembro (quinta-feira), às 9h (1ª edição) e às 14h (2ª edição), o lançamento da "Agenda Regulatória da Música e Audiovisual na Internet". O trabalho é fruto de um Termo de Fomento firmado entre o IDEA e o Ministério do Turismo (MTur). A proposta foi mapear pontos sensíveis e desafios para o desenvolvimento dessas áreas no Brasil.
O evento será transmitido pelo canal YouTube - IDEA, com tradução em Libras; e contará com a participação de gestores e especialistas:
(AUDIOVISUAL) Juca Ferreira, João Brant, Viviane Ferreira e Mauro Garcia.
(MÚSICA) Juca Fereira, Dani Ribas, Guilherme Coutinho e Heloisa Aidar.
Clique e saiba mais sobre o IDEA.
Inscrições abertas para 8ª edição da Expocine.
Estão abertas as inscrições para a Expocine 2021. A convenção anual do mercado audiovisual vai reunir o setor neste cenário de retomada e de cooperação entre as áreas, propondo o tema “PARA ALÉM DAS JANELAS”, que vai permear os debates da sua acurada programação.
Em formato híbrido, a convenção contará com os dois tipos de credenciamento distintos. A “Expocine Virtual”, 100% online, que abrange toda programação de cursos, painéis e palestras e rodadas de pitchings públicos. E a “Expocine In Loco”, que terá tudo da versão Virtual, mais as apresentações exclusivas de line ups das distribuidoras e uma feira com expositores selecionados, que acontecem de forma presencial no Cine Marquise, em São Paulo.
De acordo com a produção do evento, a Expocine manterá rígidos protocolos de segurança contra a COVID 19, que incluem: exigência de carteira de vacinação, capacidade reduzida, uso de máscaras em todas as dependências do evento e distanciamento.
O evento será a primeira reunião de todas áreas do setor audiovisual pós-pandemia e está sendo esperado com grande expectativa pelo mercado, afirma Marcelo J. L. Lima, CEO da Tonks e idealizador da Expocine. “O cinema está voltando com tudo, precisamos estar preparados”.
Para quem quer se credenciar no evento e ainda submeter seu projeto ou roteiro para apresentação no Pitching, as inscrições vão só até 23 de agosto. A Expocine acontece de 16 a 19 de novembro.
A iniciativa conta com apoio do ICAB - Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros.
Para realizar o seu credenciamento, clique em: https://www.expocine.com.br/.
Para pacotes corporativos, é só entrar em contato com comercial@tonks.com.br
Level Talks - A importância da Inovação no desenvolvimento do negócio.
O Top C-Level, hub dos executivos C-Level da indústria de mídia e entretenimento da América Latina, projeto que promove a integração entre conteúdo e negócios, trazendo ao mercado de mídia e entretenimento visões opinativas de experientes executivos, promove o palestra: “A importância da Inovação no desenvolvimento do negócio”.
O que é inovação e quais os primeiros passos para começar a inovar e se destacar em um cenário cada vez mais competitivo.
O evento acontece no dia 19/agosto (quinta-feira), às 19h, e será transmitido gratuitamente pelo YouTube. Inscrições neste LINK.
MODERADOR
George Bem - CTO / Innovation Director – Tivit / Tivit Labs
27 de experiencia em TI, trabalhando nas áreas de infraestrutura, segurança da informação, sistemas, televisão, internet e E-commerce. Responsável por duas das maiores startups do Brasil e com especialidades em E-commerce, cloud, transformação digital, internet via satélite, streaming, iptv, broadcast, gerenciamento de risco, scrum master, etc.
PALESTRANTES
Gonzalo Isasa - Demiurgo (Agile Coach 4 Open Innovation) – Tivit Labs
Agente de transformação organizacional, com ampla e diversificada experiência na gestão de equipes e de projetos. Em continua evolução, transita na nova e na velha economia, criando pontes a traves da inovação aberta e disruptiva. Construiu uma carreira internacional, desenvolvida em 3 continentes e 13 países. Reconhecido pela visão estratégica do negócio, do cliente e capacidade de transmutação de processos, pessoas e negócios. Fluente em espanhol, inglês, português e basco, tem atuado sempre em projetos estratégicos nas diferentes organizações e indústrias onde tem trabalhado.
Domingos Sanches - Gerente de Open Innovation - Tivit
Gerente de Open Innovation com passagens pelas equipes de automação, AIOps e analytics. Experiência em criação de produtos com base em análise de dados e inteligência artificial. Product Owner responsável pelo projeto NextGenIT, que implementou inteligência artificial e automação na operação de TI da TIVIT.
Fest Gramado terá lançamento de mapeamento sobre cursos de cinema e audiovisual brasileiros
No dia 14/08, às 15h, no âmbito do Festival de Gramado, será lançado o Mapeamento de Diversidades nos Cursos de Cinema e Audiovisual do Brasil. Realizado pelo Fórum Brasileiro de Cinema e Audiovisual (FORCINE) e Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), e idealizado e coordenado por Alessandra Meleiro e Tainá Xavier, a publicação apresenta os dados coletados em 2020 no contato com 169 cursos de cinema em todo o país.
A primeira fase da pesquisa mapeou os corpos docentes e técnicos das escolas de audiovisual brasileiras (Bacharelados, Tecnólogos, Licenciaturas, Especializações e Cursos livres), identificando políticas, iniciativas, projetos de pesquisa/extensão e coletivos que trabalham com diversidade e acessibilidade nas escolas de audiovisual, além de levantamento de demandas específicas das escolas e das regiões.
Com Apresentação de Alessandra Meleiro e Tainá Xavier, Prefácio de Lilian Solá Santiago e Introdução de Paula Alves, a publicação traz os dados, demandas e sugestões que subsidiarão a elaboração do documento “Diretrizes para Implementação de Políticas para a Diversidade nas Escolas de Cinema e Audiovisual Brasileiras”.
O Mapeamento contou com um Comitê Consultivo, composto por 29 profissionais do setor audiovisual brasileiro, incluindo gestores, acadêmicos e representantes de coletivos e entidades setoriais, como o conselheiro do ICAB, o jornalista Gabriel Priolli. A publicação, traz como destaque, falas de Alessandra S. Brandão, Debora Ivanov, Djalma Ribeiro Jr, Malu Andrade e Tatiana Carvalho Costa.
Acesse aqui para download da 1ª fase do Mapeamento de Diversidades nos Cursos de Cinema e Audiovisual do Brasil
Evento de lançamento:
Data: 14/08/2021
Local: Hub Universidades / Forcine Sul - Gramado Film Market / Festival de Cinema de Gramado
Horário: 15h – 16h30
Plataforma: YouTube (Festival de Gramado)