Atividades e Eventos
Aberto edital 2021 de seleção para rodadas de negócios e demais atividades do evento.
Secretaria Especial da Cultura e a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) lançam edital de seleção pública para o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil - MICBR 2021
A Secretaria Especial da Cultura, por meio da Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural, lançou neste dia 29 de junho, chamamento público para a seleção de até 270 empreendedores culturais e criativos para participação nas rodadas de negócios e demais atividades do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil - MICBR 2021, a realizar-se na modalidade virtual, entre os dias 26 e 29 de outubro deste ano.
O MICBR é um megaevento de negócios que reúne centenas de empresas e milhares de criadores e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil e de outros países. Com o objetivo de impulsionar a profissionalização dos agentes culturais brasileiros e a internacionalização da produção cultural brasileira, a programação do MICBR neste ano incluirá, além das rodadas de negócios, espaços para a troca de contatos profissionais (networking), oportunidades de apresentação de produtos e serviços (pitchings), além de atividades de capacitação para empreendedores, como palestras, seminários, oficinas e clínicas de mentoria. Assim como na primeira edição do evento, o MICBR 2021 é uma iniciativa conjunta da Secretaria Especial da Cultura e a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI).
As rodadas de negócios do MICBR 2021, coração do evento, abrangerão nove setores: artes cênicas (circo, dança e teatro), audiovisual & animação, design, moda, editorial, jogos eletrônicos, música, museus & artes visuais e artesanato.
RODADAS DE NEGÓCIOS
Pretende-se selecionar por meio do edital até 270 empreendedores brasileiros, sendo 30 vagas por setor, para participação nas rodadas de negócios e demais atividades de mercado do MICBR 2021 (meetups setoriais e pitchings). Dessas 30 vagas, 20 serão destinadas a proponentes com perfil de vendedores e 10, a proponentes com perfil de compradores. O certame deverá atentar-se, ainda, a selecionar um número mínimo de empreendimentos por região brasileira, a fim de garantir a representatividade de todo o País nas atividades.
Além dos 270 empreendedores selecionados por meio do edital, as rodadas de negócios deverão contar com compradores estrangeiros, que participarão na qualidade de convidados.
DO APOIO AOS EMPREENDEDORES
Os proponentes selecionados para o MICBR 2021 serão beneficiados com apoio da Secretaria Especial da Cultura nas seguintes modalidades:
- Inscrição gratuita no evento;
- Cadastro pela Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural na plataforma oficial do evento para participação nas rodadas de negócios;
- Participação em oficina de capacitação prévia às rodadas de negócios.
INSCRICÕES ABERTAS
As inscrições estarão abertas entre 29 de junho e 12 de agosto de 2021. Para se candidatarem, os candidatos deverão realizar cadastro prévio na Plataforma Mapas da Cultura (http://mapas.cultura.gov.br/) e, em seguida, preencher formulário online disponível em: http://mapas.cultura.gov.br/oportunidade/1878/.
A íntegra do edital, acompanhado de seus anexos, encontra-se disponível em: http://mapas.cultura.gov.br/files/opportunity/1878/edital_micbr_2021_empreendedores.pdf
SOBRE A PRIMEIRA EDIÇÃO
A primeira edição do MICBR, realizada em novembro de 2018, gerou U$ 5,4 milhões apenas nas rodadas de negócios, da qual participaram 406 empreendedores de 25 países além do Brasil.
A iniciativa é de grande relevância para o País, na medida em que impulsiona de maneira determinante a circulação cultural na região sul-americana, contribuindo concretamente para a geração de negócios, a capacitação de empreendedores e a qualificação e a internacionalização de empreendimentos criativos do País. O MICBR apresenta-se, portanto, como iniciativa estratégica do poder público para a recuperação econômica do setor cultural, tendo em vista os impactos da pandemia de Covid-19 para as cadeias produtivas da economia criativa.
5ª Semana Nacional de Arquivos. CCJF realiza palestras on-line e gratuitas.
Essa semana acontece a 5ª Semana Nacional de Arquivos. A edição 2021 tem como missão relacionar os arquivos e o fortalecimento da responsabilidade e da transparência governamental.
Segundo o ICA (Conselho Internacional de Arquivos), esse assunto levanta questões sobre como os arquivos, por meio do acesso à informação, atuam no fortalecimento da responsabilidade e da transparência governamental, visando monitorar o trabalho feito pelos governos e garantir que os cidadãos possam proteger seus direitos. Também pode ser abordado, dentro dessa temática, como o trabalho em rede, a colaboração e o apoio de outras áreas ajudam a capacitar os arquivos e seus profissionais para o alcance de suas metas e objetivos, ao mesmo tempo em que possibilitam que outros setores e o público em geral compreendam melhor o trabalho desenvolvido. Além disso, podemos discutir como desafiar a teoria e a prática arquivística atual para torná-la mais diversa e inclusiva diante de diferentes vozes e histórias. (Livre tradução do original em inglês. Saiba mais em: https://www.ica.org/en/events-and-resources/international-archives-week-7-11-june-2021)
O Centro Cultural da Justiça Federal - CCJF planejou uma série de palestras sobre o tema nos dias 9 e 10, abordando o protagonismo do homem negro, a curadoria digital e o empoderamento feminino. Será GRATUITO e ON-LINE.
Acesse e saiba mais http://semanadearquivos.arquivonacional.gov.br/#-72.4211651/149.0587261/0/cats/114
UFPEL promove debate sobre a série Tramas da Moda
Tramas da Moda: debate sobre a série audiovisual com comunidade e universidades da Zona Sul do RS
Nossa identidade entrelaçada na moda, na cultura e na indústria criativa. O debate sobre a série audiovisual com comunidade e universidades da Zona Sul do Estado do RS, promovido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), será realizado no dia 16 de junho (quarta-feira) às 16h, transmitido pelo canal no YouTube, cinema UFPEL (https://www.youtube.com/watch?v=uljKmotZqvM)
Participam do debate: Pedro Zimmermann (diretor), Aletéia Selonk (produtora), Rochele Gloor (stylist e personagem) e Lanza Xavier (mediação Cinema UFPEL)
► Salve a data em : https://l.ufpel.edu.br/tramas-da-moda
► Veja e compartilhe o short do evento no Youtube do Cinema UFPEL.
Circuito promove formações práticas para educadores e interessados em cinema e educação.
Estão abertas as inscrições para o Circuito de Cinema Infantil 2021. Este ano, o evento gratuito comemora a décima edição com programação especial para profissionais da educação e interessados em cinema e infância, entre os dias 14 e 19 de junho. O evento terá oficinas de audiovisual e animação, conversas com intelectuais renomados do Brasil para debater a representatividade das diferentes infâncias brasileiras nas telas e ainda exibição do aclamado longa Liyana, obra premiada dos diretores Aaron e Amanda Kopp, gratuita e acessível em LIBRAS e audiodescrição.
Entre os dias 14 e 17 de junho, o Circuito promove duas formações práticas para professores, professoras e profissionais interessados em cinema e educação, com o propósito de inspirar, fortalecer e trazer conteúdos importantes para reflexão da sociedade atual.
De Santa Catarina, o Coletivo Móbile Educacional é formado pelas educadoras e pesquisadoras Juliana Müller, Lídia Coutinho, Karine Joulie e Silviane Avila. O grupo se dedica à formação de educadores no contexto da cultura digital.
12º Brasil CineMundi abre inscrições para seleção de projetos de longa
CTAv realiza mostra virtual em homenagem aos 90 de Limite, único filme escrito e dirigido por Mário Peixoto.
Lançado nos anos 30, o filme fez história com seus enquadramentos originais e poéticos, e é considerado o 1º filme experimental nacional. Não por menos, se tornou objeto de estudo e interesse de diversos pesquisadores e cineastas e, por isso, a programação da Mostra traz, além do título homenageado, um vasto conteúdo relacionado, como o Making of, documentários, filme-ensaio, imagens de arquivo e episódios inéditos on-line do SRTV, que contextualizam a produção do filme e o histórico de suas exibições.
Programação:
17 Maio - Limite - Making of de Limite
18 Maio - O Homem e o Limite
19 Maio - Depoimentos SRTV
20 Maio - Limite: uma história de amor entre Mangaratiba e Mário Peixoto
21 Maio - Exibição de Limite em Mangaratiba - Mario Peixoto recebe prêmio Banerj
22 Maio - Mar de Fogo
23 Maio - Onde a Terra Acaba
Agradecimentos:
Alexandre Vasques, Camila Leal Ferreira, Filippi Fernandes, Joel Pizzini, Rafaela Neves, AMP - Arquivo Mário Peixoto, Polofilme, VideoFilmes
SERVIÇO:
Onde: On-line em www.ctav.gov.br/mostralimite
Quando: De 17 a 23 de maio.
Redes sociais (face/insta/youtube): ctavcinema
Realização: Centro Técnico Audiovisual/ SNAv/ SECULT/ MTUR
Masterclass gratuita “Spine Animando para Games” com Juliano Castro.
BRLab abre inscrições e anuncia novidades para edição 2021
As inscrições para a 11ª do BrLab, tradicional evento de mercado e formação audiovisual e único laboratório internacional de desenvolvimento de projetos audiovisuais no Brasil, estão abertas até o dia 21 de maio de 2021.
Poderão ser inscritos projetos de longa-metragem de ficção em desenvolvimento de qualquer país da América Latina ou da Península Ibérica, desde que tenham definidos diretor/a e produtor/a.
Serão selecionados através desta convocatória um mínimo de 10 (dez) projetos para participar do laboratório.
Algumas importantes empresas e instituições parceiras oferecem prêmios e estímulos aos projetos participantes. A Globo Filmes, por exemplo, oferece desde 2019 o Prêmio Desenvolvimento Globo Filmes no valor de R$110.000,00 e a distribuidora Vitrine Filmes, que também é parceira do BrLab desde a primeira edição, oferece prêmios para projetos brasileiros e estrangeiros, com valores ainda a confirmar para 2021. Complementam a lista de prêmios consultorias e workshops oferecidos por empresas e instituições brasileiras e estrangeiras como Torino Film Lab, apoiado por Projeto Paradiso, e Pop Up Film Residency, por exemplo, entre outras.
A 11ª edição edição do BrLab acontece de 01 a 15 de outubro de 2021, com sua programação totalmente online – como medida de segurança em decorrência da pandemia de COVID-19 –, por ser indispensável a participação de profissionais de diversos países em nossa programação e atividades.
Para inscrições ou mais informações acesse o site www.brlab.com.br
A lista dos projetos selecionados será divulgada até o dia 02 de agosto de 2021.
Festival Olhar Periférico pretende destacar cineastas das periferias do Brasil
Estão abertas até 15 de junho as inscrições para o festival Olhar Periférico Festival de Cinema.
Serão quatro mostras competitivas de curtas-metragens de até 25 minutos, produzidos a partir de 2019: Mostra Olhar Feminino, Mostra Olhar Diversidade, Mostra Olhar Jovem e Mostra Todos os Olhares, com curtas-metragens dirigidos respectivamente por mulheres, LGBTQIA+, jovens de até 29 anos e adultos da periferia de todo o território nacional. A ideia é mostrar a periferia nacional pelo olhar de cineastas que moram ou atuam nesse contexto social e conhecem de perto essa realidade, democratizando a sétima arte e revelando talentos.
A cultura é um elemento chave e deve valorizar as iniciativas comunitárias periféricas, que representem a diversidade dos territórios. Que criem oportunidade para indivíduos e coletivos artísticos. Por isso o festival pretende exibir filmes feitos por realizadores periféricos de localidades como Capão Redondo em São Paulo, do Subúrbio Ferroviário de Salvador, da México 70 na Baixada Santista, da Favela da Maré no Rio, da Baixada Fluminense, do Alto do Zé do Pinho de Recife, de Jardelino Ramos em Caxias do Sul, do Sol Nascente na Ceilândia, das Baixadas da Estrada Nova Jurunas em Belém e das mais de 6.329 favelas do Brasil.
O OLHAR PERIFÉRICO é uma realização da Fly Cow Produções por meio da Lei Aldir Blanc e com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
LATC promove debate sobre regulação VOD com especialistas do setor
Especialistas e profissionais destacados do audiovisual brasileiro irão debater a questão da regulação de VOD no país no próximo webinário gratuito organizado pelo Latin American Training Center. “Os Desafios da Regulação do Streaming no Brasil” será transmitido ao vivo e em português no dia 29 de abril, quinta-feira, às 12h (horário de Brasília) através da plataforma Zoom. Para se inscrever, clique aqui. Todos os participantes vão receber um certificado digital do LATC.
Com mediação de Steve Solot, presidente do LATC e Associado da Olsberg•SPI na América Latina, o webinário terá a participação de Vera Zaverucha, Consultora de Legislação Audiovisual e ex-servidora da ANCINE, Eduardo Senna, Advogado especialista e Cofundador da Latin Rights, Fábio Lima, fundador e CEO da agregadora de conteúdo para VOD Sofa Digital, e Mauro Garcia, presidente executivo da BRAVI - Brasil Audiovisual Independente e diretor executivo do ICAB - Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros.
Além de importantes personalidades do setor audiovisual, os quatro palestrantes fazem parte dos autores do novo e exclusivo ebook do LATC, “The Audiovisual Public Policy Landscape in Latin America“, bilíngue em inglês e espanhol, disponível para download gratuito aqui.
Sobre os autores convidados:
Eduardo Senna é um especialista nas áreas de audiovisual, música e tecnologia na América Latina. Sócio fundador do escritório Senna Advogados e Cofundador da Latin Rights, é advogado com mais de uma década de sólida experiência em consultoria e em litígios de direitos autorais e do entretenimento, bem como na formatação e execução de negociações.
Fábio Lima é o fundador e CEO da Sofa Digital, um agregador de dados e conteúdo para VOD. Graduado em Rádio e Televisão pela Universidade Metodista de São Paulo, trabalha desde 2000 com tecnologias digitais para a indústria audiovisual.
Mauro Garcia. Presidente Executivo da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), entidade que representa as produtoras brasileiras de conteúdo para televisão e mídia digital no mercado nacional e internacional. Diretor Executivo do Instituto Brasileiro de Conteúdo Audiovisual (ICAB), instituição voltada para a formação, estudos de mercado e acordos de cooperação com outros institutos ao redor do mundo. Membro do Conselho de Administração do MIS SP - Museu da Imagem e do Som de São Paulo até dezembro de 2024.
Vera Zaverucha tem uma longa história de atuação na gestão do audiovisual brasileiro no setor público, tendo contribuído ativamente na elaboração e regulamentação da Lei do Audiovisual e na Agência Nacional de Cinema (Ancine), na qual atuou desde sua criação, de 2001 a 2015, e exerceu o cargo de diretora por quatro anos. Atualmente, Vera se dedica à formação de produtores executivos e como consultora para o setor. É autora de dois importantes livros sobre os mecanismos de financiamento no Brasil, “Lei do Audiovisual - Passo a Passo” (1996) e “Desvendando a Ancine” (2017).