Atividades e Eventos
45ª Mostra recebe o Seminário Internacional de Mulheres no Audiovisual
45ª MOSTRA RECEBE O SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MULHERES NO AUDIOVISUAL NOS DIAS 25 E 26 DE OUTUBRO
O evento, gratuito, contempla duas mesas de discussão e será aberto ao público com transmissão pelo canal da Mostra no Youtube.
Pelo segundo ano consecutivo, mulheres do setor audiovisual se reúnem durante a realização da Mostra para discutir, em dois encontros, a participação feminina na indústria, com convidadas da França, países da América Latina e Espanha.
No primeiro encontro, Leslie Thomas, secretária geral do CNC - Centre National du Cinéma et de l’Image Animée, órgão vinculado ao Ministério da Cultura da França, vai compartilhar os avanços das políticas públicas implementadas a partir de 2019 para promover a igualdade de gênero na indústria audiovisual, em uma conversa com a ex-consulesa da França do Brasil, Alexandra Loras.
Dentre as políticas adotadas, foi estabelecida a concessão de um bônus para produções com maioria de mulheres em posições de liderança criativa, aumentando em 15% seu apoio financeiro, e a inclusão de cláusula sobre assédio sexual nos contratos de seguro das produções audiovisuais, garantindo a interrupção das filmagens para averiguação de denúncias.
Já no segundo encontro do seminário vamos conhecer os movimentos de mulheres do audiovisual da Argentina (Sabrina Farji | La Mujer y el Cine), do Chile (Camila Rodó Carvallo | Nosotras Audiovisuales), do México (Theresa Solis | Mujeres en el Cine y la Televisión e da Espanha) e da Espanha (Cristina Andreu | CIMA - Asociación de Mujeres Cineastas y de Medios Audiovisuales) que, juntamente com Tata Amaral, do +Mulheres (Brasil) vão conversar sobre como atuar para que na indústria audiovisual se promova uma real igualdade de gênero.
Na abertura da mesa será apresentada a pesquisa “Mulheres na Indústria Audiovisual: Um panorama de Países da América Latina e da Espanha” promovida pela WIPO – World Intellectual Property Organization, instituição vinculada à ONU. Realizada por quatro brasileiras, Débora Ivanov, Luciana Vieira, Aleteia Selonk e Marcia Candido, entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, essa pesquisa traz dados sobre a participação feminina no audiovisual da Argentina, Brasil, Espanha, México e Uruguai, mostrando a marcante semelhança entre eles no que se refere à minoria das mulheres no exercício das funções de liderança criativa (direção e roteiro) e nas funções técnicas.
O estudo, publicado em espanhol e inglês, pode ser acessado no site da WIPO:
Versão em Espanhol:
https://www.wipo.int/export/sites/www/ip-development/es/agenda/pdf/4_case_study_1_women_av.pdf
Versão em Inglês:
https://www.wipo.int/export/sites/www/ip-development/en/agenda/pdf/4_case_study_1_women_av.pdf
Os encontros serão gravados e apresentados nos dias 25 e 26 de outubro.
Programação:
MESA 1 - Diversidade - as políticas promovidas pelo CNC / França
Dia 25 de outubro, segunda-feira
Horário: 15h
Local: Canal da Mostra no Youtube
Convidada: Leslie Thomas, secretária geral do CNC - Centre national du Cinéma et del’Image Animée (França)
Mediação: Alexandra Loras
Link: https://www.youtube.com/watch?v=f7Y0RGI5At8
(gravação dia 14, às 11h30, em francês)
MESA 2 - Mulheres na América Latina e Espanha
Dia 26 de outubro, terça-feira
Horário: 15h
Local: Canal da Mostra no Youtube
Convidadas:
- Sabrina Farji | La Mujer y el Cine (Argentina)
- Theresa Solis | Mujeres en el Cine y la Televisión (México)
- Cristina Andreu | CIMA - Asociación de Mujeres Cineastas y de Medios Audiovisuales (Espanha)
- Tata Amaral | +Mulheres (Brasil)
- Camila Rodó Carvallo | Nosotras Audiovisuales (Chile)
Mediação: Luciana Vieira
Link: https://youtu.be/A5uO3OncTHc
(gravação dia 13, às 10h, em espanhol)
Mais informações: TROMBONE COMUNICA
Estão abertas as inscrições gratuitas para a seleção de filmes da 25ª Mostra Tiradentes
Já estão abertas as inscrições de filmes brasileiros para seleção e exibição na 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes que acontece de 21 a 29 de janeiro de 2022 e para a 17ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, a ser realizada de 22 a 27 de junho de 2022. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site até o dia 25 de outubro, às 23h59, horário de Brasília.
A Universo Produção institui o processo unificado de inscrição de filmes para os eventos audiovisuais que integram o programa Cinema sem Fronteiras 2022 visando a otimização de tempo e recursos tanto para a produção dos eventos quanto para os realizadores. Desse modo, no ato da inscrição, o candidato pode optar por aplicar o filme tanto para 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes como para a 17ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, sinalizando, ao preencher a ficha, em qual (quais) mostra(s) deseja inscrever.
Regulamento para inscrição
Os interessados devem consultar o regulamento para obter as especificidades e informações de cada evento, realizar o cadastro e preencher o formulário disponível no ato da inscrição. Após o preenchimento do formulário, o filme entrará na seleção oficial e será avaliado pela curadoria. Não há necessidade de postagem da cópia física.
Para a 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes serão aceitas inscrições de longas e curtas-metragens brasileiros, finalizados a partir de 2021 e que não tenham sido inscritos em edições anteriores do evento. Para a 17ª CineOP, serão aceitas inscrições de longas, médias e curtas-metragens brasileiros, também finalizados a partir de 2021 e que não tenham sido inscritos em edições anteriores da CineOP.
Os eventos estão sendo planejados para serem realizados de maneira híbrida – com sessões e/ou atividades presenciais e online. Serão seguidas as normas e protocolos de segurança em vigor, considerando o cenário de restrições para eventos presenciais devido à pandemia de Covid-19.
MIMB Olhares Periféricos abre inscrições para masterclasses e oficinas de produção audiovisual
Estão abertas até o dia 15 de outubro as inscrições para as oficinas de produção audiovisual da MIMB Olhares Periféricos - edição especial da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba que tem inicio no dia 25 de outubro de 2021 com atividades que se incorporam ao novembro negro.
A edição especial tem parceria com a Globo e oferece aulas de direção, produção audiovisual de impacto social, produção criativa, roteiro, direção de arte, som, direção de fotografia e produção audiovisual com celular. A programação é GRATUITA.
Os encontros acontecem de 26 de outubro a 5 de novembro, de maneira remota, e serão conduzidos por Jeferson De, Joyce Prado, Marise Urbano (foto), Naina de Paula, Naymare Azevedo, Marcelo Lima, Amanda Lima e Fabíola Silva. As oficinas terão como resultado filmes de um minuto, que participam de um concurso com votação popular na segunda fase da formação. As inscrições e outras informações estão disponíveis por meio do formulário online.
Uma das idealizadoras e diretora geral da Mostra, Daiane Rosário explica a escolha pelo foco no laboratório. "Entendemos que a formação é o principal pilar para mudança social. Lançar um edição voltada para atividades formativas foi o caminho que encontramos para capacitar novos agentes negros e prepara-los para o mercado de cinema e audiovisual. Precisamos de espelhos na frente e por trás das telas", argumenta.
A edição "MIMB – Olhares Periféricos" tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, do Fundo Nacional da Cultura por meio do Ministério do Turismo com apoio financeiro da Novelis, tendo como parceiros e apoiadores a Wolo TV, Globo, Videocamp, TVE Bahia, Hub Cultural, Olivieri Consultoria Jurídica, Rede Educare e Janela do Mundo.
NOTA EXTRA
Também serão realizadas MASTERCLASSES - a proposta visa a troca formativa em dinâmicas audiovisuais para jovens do ensino publico, estudantes de cinema, cineastas, artistas e amplo publico negro, indígena e quilombola que desejam aprofundar seus conhecimentos profissionais sobre a área.
Os encontros têm o intuito de apresentar as vivências profissionais de cada realizador(a) convidado(a). Serão oferecidas masterclasses de "Dinâmicas de uma Sala de Roteiro" com Elísio Lopes e Dione Carlos, "Documentário" com Graci Guarani e "Direção" com André Novaes. Confira e inscreva-se em https://www.mimb.com.br/masterclass-olhares-perifericos
Congresso Forcine 2021 debate políticas públicas para o audiovisual
O Congresso Forcine edição 2021 traz como tema "Conexões e Resistências Audiovisuais: Ações e Perspectivas para Mundos Emergentes". A proposta do evento deste ano é buscar apontar novos mundos, novos desafios, novos olhares, novas conexões. Diante deste cenário, todos participantes são convocados à resistência, convocados à ação, convocados a um ensino que não se limita à troca de saberes, mas sobretudo, a imaginar possibilidades e apontar soluções duradouras, que contribuam de forma efetiva no processo de capacitação acadêmica do profissional do audiovisual.
A iniciativa será realizada de 29 de setembro a 02 de outubro, e reunirá docentes, discentes, pesquisadores, especialistas, profissionais, e todos os interessados em ensino e formação para o audiovisual.
Destaque para programação do dia 29/09, quarta-feira, das 10h às 12h. A mesa de debate, via Zoom, abordará "Políticas para o audiovisual: caminhos emergentes e emergenciais".
Convidados:
* Alice Portugal - Deputada Federal e Presidenta da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados
* Cíntia Domit Bittar - Diretora, roteirista e produtora. Membra da diretoria colegiada da API - Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro
* Debora Ivanov - Fundadora do +Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro
* Mauro Garcia - Presidente Executivo da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão – BRAVI e Diretor Executivo do ICAB
* Viviane Ferreira - Diretora-Presidente da Spcine
A mesa se propõe a debater as relações atuais e possíveis entre política e audiovisual. De um lado, o setor audiovisual sente a pressão exercida pela condução do governo federal que enfraquece instituições, mecanismos e políticas pré-existentes. De outro, o segmento presencia debates importantes não apenas no Brasil, mas também no mundo, no que diz respeito à necessidade de atualização das políticas públicas de modo a acompanhar os novos contornos do próprio mercado, agilizados pela pandemia e pelo globalismo. E os ambientes de formação acompanham este cenário e, entre conexões e resistências, continuam a sua contribuição para a construção do futuro. Quais ações e perspectivas são pertinentes entre o emergente e o emergencial?
O evento virtual é sediado na UFPA (Universidade Federal do Pará). E as inscrições são gratuitas!
Acesse e inscreva-se pelo link:
https://www.even3.com.br/congressoforcine2021
Festival pernambucano ANIMAGE realiza mostra e oficinas gratuitas de animação
O ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco abre inscrições para as oficinas gratuitas que fazem parte das atividades de sua 11ª edição, que acontece de 8 a 17 de outubro. São 05 (cinco) oficinas ministradas por profissionais com larga experiência, que atendem diferentes perfis de público, entre crianças, iniciantes e profissionais, e que oferecem a oportunidade de disseminação do conhecimento, formação de novos profissionais e incremento da produção local de animação.
Temas:
"Cinematografia – A Construção da Imagem do Filme"
"Animação em Stop Motion"
"Roteiro Para Animação"
"Técnica Mista e Chroma Key Experimental em Composição"
"Memórias Viajantes – Recriando o Tempo em Animação"
As oficinas são gratuitas e acontecerão entre 9 e 15 de outubro, em encontros online ao vivo pelo Zoom. As inscrições são recebidas exclusivamente pelo link entre os dias 22 e 29 de setembro. Os selecionados serão divulgados no dia 4 de outubro, com prioridade, mas não exclusivamente, aos residentes no estado de Pernambuco. E como forma de ampliar a representatividade no cenário da animação, 50% das vagas serão destinadas para as populações LGBTQIA+, negra e periférica.
Além das oficinas, a 11ª edição do ANIMAGE trará mostra competitiva de curtas-metragens inéditos do mundo todo, mostras especiais, longas, masterclasses e entrevistas e painéis. Todas as atividades são gratuitas.
Saiba mais em www.animagefestival.com
Edição 2021 do Florianópolis Audiovisual Mercosul será on-line e gratuita
O Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB 2021, o maior evento de mercado do sul do país que reúne produtoras audiovisuais e players interessados em coprodução, desenvolvimento de conteúdo e estratégias de distribuição, acontece a partir desta semana. A ação integra a programação do FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul 2021.
A edição será ON-LINE e GRATUITA. Realizada com o patrocínio do SEBRAE, o evento é uma realização da Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais. A abertura do evento e um painel sobre o mercado de streaming contará com a participação do diretor do ICAB e presidente da BRAVI, Mauro Garcia.
De 23 a 29 de setembro, on-line e gratuito! Há 25 anos, o Festival para todos os fãs de cinema!
Confira mais detalhes e informações no site http://www.famdetodos.com.br/
Visões Periféricas abre inscrições para as mostras competitivas de 2022
Estão abertas as inscrições para as mostras competitivas do Festival Visões Periféricas – 15 anos, que será realizado em 2022!
O Festival Visões Periféricas é um projeto singular que amplia, por meio da exibição de filmes e laboratório de desenvolvimento de projetos, o espectro de visões sobre espaços periféricos brasileiros a partir do olhar de quem vive o seu cotidiano. Em 2022 o Festival Visões Periféricas comemora 15 anos de existência entre os dias 15 e 20 de fevereiro.
O Festival Visões Periféricas foi o primeiro festival no Brasil a dedicar sua curadoria à um recorte de filmes representativos da diversidade cultural presente nas periferias brasileiras. Em 15 anos de realização, o Visões abriu caminho e se consolidou como projeto e inovador de difusão audiovisual no país, desenvolvimento de projetos, formação de rede e inserção do jovem realizador de periferia no circuito nacional de festivais. Atualmente, o festival possui 4 mostras competitivas em caráter permanente:
Fronteiras Imaginárias (competitiva): filmes de até 30 minutos produzidos por realizadores independentes de todo o Brasil.
Cinema da Gema (competitiva): filmes de até 30 minutos produzidos no Estado do Rio de Janeiro.
Panorâmica (competitiva): filmes com duração de pelo menos 40 minutos (média e longa metragens).
Visorama (competitiva): filmes de até 15 minutos produzidos em projetos de formação audiovisual no ensino básico, médio e/ou projetos do terceiro setor.
Inscrições até o dia 22 de novembro.
REGULAMENTO
Leia na íntegra o regulamento do Festival Visões Periféricas 2022.
FONTE: Festival Visões Periféricas
Save the date - Max Minas 2021, um dos eventos mais relevantes do país
A MAX - Minas Gerais Audiovisual Expo é um dos eventos mais relevantes do país com foco no mercado audiovisual. É realizada anualmente desde 2016, reunindo, a cada edição, um número maior de participantes.
Seus principais pontos fortes são os encontros entre produtores e exibidores e os debates sobre o futuro do setor.
A curadoria da MAX é feita pela BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, associação que reúne 670 empresas produtoras do país.
A realização da 6ª edição do evento, em 2021, é uma parceria entre Sebrae Minas e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, com o objetivo de fomentar a indústria de produção de conteúdo para mídia e entretenimento.
ACESSE - SIGA - CONFIRA - SAVE THE DATE!
Gedar realizada seminário sobre o mercado para roteiristas e gestão coletiva de direitos
Neste mês de setembro, o GEDAR (Gestão de Direito de Autores Roteiristas) – entidade autônoma habilitada pela Secretaria Especial de Cultura para a arrecadação e gestão dos direitos autorais de roteiristas brasileiros do audiovisual – completa cinco anos de atuação. Em comemoração a instituição realiza seu primeiro seminário, que acontecerá no próximo dia 29, das 10h às 13h, pela plataforma zoom.
Entre os convidados estão: Miguel Ángel Diani, Presidente da Argentores, instituição centenária da arrecadação dos direitos autorais na Argentina, e Alexandra Cardona, Presidente da Rede Colombiana de Escritores Audiovisuais, que mostrará experiências bem-sucedidas em países da América Latina, como na Colômbia, onde foi aprovada, em 2017, a Lei Pepe Sánchez, que estabelece uma justa remuneração para os autores audiovisuais colombianos pela comunicação pública de suas obras. Horácio Maldonado, diretor da FESAAL, e Maíra Oliveira, Presidente da ABRA, também são presenças confirmadas, além de diretores da Gedar Brasil, dentre outros profissionais.
A iniciativa tem como objetivo debater o atual cenário do mercado audiovisual para roteiristas e a importância da gestão coletiva de direitos. O evento será online, gratuito e fechado para roteiristas. Garanta já a sua vaga em pelo link https://gedarbrasil.org/onra-2021/
ABC LAB projeto de formação realiza atividades gratuitas no mês de setembro
Para quem ainda não participou, no mês de setembro o projeto ABC LAB - Economia Criativa Audiovisual e Empreendedorismo faz uma compilado das atividades! Vai ter palestra sobre caminhos de carreira na direção de arte, oficinas sobre editais e leis de incentivo à cultura, além de um minicurso de roteiro clássico.
ABC LAB - Economia Criativa Audiovisual e Empreendedorismo é um projeto de formação que busca incentivar a geração de emprego e renda por meio do ensino de meios e processos audiovisuais, bem como modelos de gestão e empreendedorismo com enfoque em economia criativa.
Realizada pela Ibirá Cultural, a edição 2021 conta com o patrocínio da BASF e apoio do CAV e da Secretaria de Juventude e Cultura de SBC. As atividades são GRATUITAS! Para se inscrever acesse o link abaixo:
cav.saobernardo.sp.gov.br/abclab/
Quem tiver interesse, pode ainda conferir a palestra “Meu primeiro longa documental - Tirando o projeto do papel e primeiros passos” com o cineasta Rodrigo Campo, realizada no mês de agosto, que abordou os percursos para a realização de um longa-metragem de baixo orçamento na região metropolitana de São Paulo. Acesse e confira: www.youtube.com/c/IbiráCultural