KANTAR IBOPE: estudo aponta que 204 milhões de brasileiros consumiram conteúdo em vídeo na televisão em 2020_2021

Nunca os brasileiros consumiram tanto conteúdo em vídeo quanto em 2020, em todos os formatos. TV, redes sociais, plataformas de streaminglives e até videochamadas.

De acordo com estudo da Kantar IBOPE Media, mais de 204 milhões de brasileiros consumiram conteúdo em vídeo na televisão em 2020: foram mais de 7h diárias, recorde dos últimos cinco anos. Em maior ou menor intensidade, todas as praças aferidas regularmente pela Kantar apresentaram aumento no consumo de TV no ano passado. É o que mostra o Inside Video, o mais novo estudo da Kantar sobre a indústria da audiência no Brasil, que mediu 15 regiões metropolitanas do país.

“O ano que passou foi marcado pela democratização do acesso às plataformas de vídeo online em todas as regiões. É interessante notar que o aumento no uso desses serviços sob demanda complementa a jornada de consumo de TV linear das pessoas em todas as praças que analisamos”, comenta Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da empresa.

O estudo destaca ainda que compartilhar a tela com familiares ou pessoas que moram no mesmo lar tornou-se um hábito na pandemia. O tempo médio que o brasileiro assistiu TV acompanhado em 2020 aumentou 12% em relação ao ano anterior, o que equivale a 38 minutos diários.  Além disso, o tempo em que idosos e crianças fizeram a atividade juntos subiu consideravelmente no mesmo período – 1h17m a mais por dia, totalizando 6h21m diárias.

Novos comportamentos foram acelerados no último ano. A pandemia acarretou uma mudança na grade de programação da TV. Os gêneros jornalismo, novelas, reality shows e filmes dominaram a TV aberta em 2020, enquanto futebol e programas de auditório perderam espaço.

Confira todos os insights e novidades no Inside Video: a (Re)descoberta. Faça o download gratuito.

FONTE: PORTAL KANTAR IBOPE MEDIA

Voltar

Compartilhe essa notícia: