FAPESP: projeto reflete sobre o processo de globalização contemporâneo_2021

Acaba de ser lançada a plataforma Transatlantic Cultures, projeto de pesquisa que contou com o apoio da FAPESP e da ANR, coordenado por Gabriela Pellegrino Soares (USP), Anaïs Fléchet (UVSQ) e Olivier Compagnon (Université Sorbonne Nouvelle).

O projeto internacional é coordenado por uma equipe franco-brasileira de pesquisadores da área de humanidades, ciências sociais, arte e literatura. O objetivo é construir uma plataforma digital, com textos em quatro línguas, iluminando dinâmicas de circulação cultural transatlânticas e refletindo sobre seu papel no processo de globalização contemporâneo. 

Transatlantic Cultures visa desenvolver uma história conectada do espaço atlântico por meio de ensaios analíticos voltados às complexas relações culturais entre a África, as Américas e a Europa, em uma perspectiva pluridisciplinar que associa historiadores, antropólogos, sociólogos, cientistas políticos, especialistas em música, literatura, artes, teatro e CINEMA. Ancorado em pesquisas e debates acadêmicos atuais, o projeto propõe uma reflexão sobre os regimes de circulação cultural transatlântica e de mundialização cultural, bem como sobre os processos identitários e de diferenciação que contribuíram para a formação e a renovação dos grandes ares culturais a partir do século XVIII.

Publicação on-line, interativa e em livre acesso, a edição digital proporciona uma ferramenta fundamental para a pesquisa entrecruzada dos conteúdos, articulando as discussões estruturantes do projeto aos estudos de caso específicos. Três chaves fundamentais ordenam as possibilidades de busca: o tempo, o espaço e os grandes universos temáticos.

Com seu formato inovador e uma abordagem digital da pesquisa e da edição, este projeto espera contribuir, ele próprio, para a circulação de ideias que moldam o espaço atlântico.

ACESSE - https://www.transatlantic-cultures.org/pt/home

SEÇÃO CINEMA - https://www.transatlantic-cultures.org/en/topics/cinema

 

Voltar

Compartilhe essa notícia: