ESPM: livro sobre Economia Criativa destaca gestão estratégica de setores_2021

 

Publicação realizada pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, em parceria com a Editora E-Papers, organizada pelos professores João Luiz de Figueiredo e Sílvia Borges Corrêa. O livro Economia criativa: gestão estratégica de setores criativos, corresponde a uma das linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC) da ESPM-Rio. A iniciativa celebra os cinco anos do Programa.

A coletânea reúne textos que são resultados de pesquisas empíricas e de reflexões teóricas acerca da produção, do consumo, da inovação, do empreendedorismo no contexto dos setores criativos.

No capítulo "Políticas para audiovisual nas indústrias criativas: uma investigação de mecanismos causais no caso Porto Digital/Porto Mídia", apresenta o estudo de caso do referido parque tecnológico localizado na cidade do Recife, Pernambuco. Nesse estudo, Juliano Domingues, Cláudio Bezerra, Tatiane de Lima, Maria Lua Araújo e Maria Eduarda de Andrade demonstram que existe uma associação entre iniciativas vinculadas ao Porto Mídia, um projeto complementar
ao Porto Digital, e o fomento às indústrias criativas no estado de Pernambuco, especialmente no que tange ao setor audiovisual. Abordando o papel do Estado no fomento a políticas públicas de comunicação e cultura, o texto permite compreender, em particular, os impactos das ações decorrentes do Porto Mídia no estímulo à cadeia produtiva audiovisual pernambucana em anos recentes e, de forma mais ampla, as estratégias de indução das indústrias criativas articuladas entre governos, mercado e academia.

A edição aborda ainda temáticas relacionadas ao setor música, museus, tecnologia e inovação.

Para download gratuito acesse este link e baixe o arquivo (livro) em PDF.

 

Voltar

Compartilhe essa notícia: