Diretor de ‘Notas Sobre um Escândalo’ ministra master class promovida pelo ICAB

Diretor de séries, óperas e filmes como ‘Notas Sobre um Escândalo’ e do vencedor de um Oscar ‘Iris’, britânico Sir Richard Eyre ministrou, nesta terça (16), uma master class de direção promovida pelo o Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB), em parceria com a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e a Embaixada Britânica, no Auditório Guiomar Novaes, no Rio. O artista se apresentou ao lado de Chui-Yee Cheung, gerente de cinema e distribuição digital do Globe Theatre, de Londres, que também falou com os profissionais do audiovisual no encontro.

Com mais de 40 anos de carreira na direção, Sir Richard Eyre resgatou sua experiência como ator e diretor, abordou o desenvolvimento dos personagens e comentou cenas das produções que dirigiu na televisão e no cinema, além de responder a perguntas de produtores, diretores e roteiristas brasileiros.

“Todos demonstraram muito interesse. Soube da lei da TV paga (12.485) aqui no Brasil. A TV tem uma responsabilidade, principalmente com o cinema. Ela pode dar a experiência do cinema a muitas pessoas. E é difícil persuadir os canais a financiar longas-metragens”, avaliou o britânico, que foi diretor do National Theatre de Londres.

Já Chui-Yee é responsável pelo lançamento internacional em cinema e TV das peças encenadas no Globe Theatre. Em 2014, criou o GlobePlayer, a primeira plataforma de VOD dedicada à distribuição das peças de Shakespeare no mundo, tema de sua master class. A inglesa de origem chinesa destacou os desafios de gravação e distribuição desse conteúdo e disse que os produtores brasileiros têm potencial para fazer parte do mercado de teatro televisionado.

“O idioma pode parecer uma barreira, mas há as legendas, que fazem com que todo o conteúdo possa ser levado a qualquer lugar. Nós não dublamos nada e os ingleses gostam de conteúdo legendado e de produções estrangeiras”, declarou Chui-Yee.

 

Voltar

Compartilhe essa notícia: