Time de referência do audiovisual integra o núcleo de mentores do ICAB

 

Especialistas em suas áreas de atuação com características multidisciplinares e talentos individuais, Alessandra Meleiro (pesquisadora, professora e consultora), Cláudio Lins de Vasconcelos (advogado e consultor), Clélia Bessa (produtora executiva e professora), Krishna Mahon (executiva), Luca Paiva Mello (criador e showrunner) e Roberto Jucá (advogado e consultor) integram o núcleo de mentores do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB). Com comprovada atuação voltada a formação, desenvolvimento e capacitação do segmento audiovisual brasileiro, esse time de peso, constituído por educadores e profissionais de referência no mercado nacional e internacional, pretende por meio do ICAB dividir ainda mais seus conhecimentos e experiências com autônomos e estudantes universitários do setor. 

“O ICAB está reunindo competentes especialistas do setor audiovisual brasileiro com o objetivo de fornecer informações qualificadas para os novos entrantes, estudantes e pesquisadores da economia criativa. Hábitos de consumo, a tecnologia interferindo e modificando conteúdos, formatos e promovendo a maior interatividade no século da mídia ‘everywhere’. É preciso cada vez mais aprender, dialogar e capacitar. A experiência e o conhecimento de nossos mentores serão peças fundamentais para realização da missão do Instituto”, destaca Mauro Garcia, diretor executivo do ICAB.

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, professora Adjunta do Bacharelado e Pós-Graduação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Presidente do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE), Alessandra Meleiro ressalta que “ao atuar como mentora do ICAB, vislumbra ampliar o alcance do conhecimento gerado nas universidades brasileiras (e suas parceiras internacionais) que atuam no campo do cinema e audiovisual, através de ações de capacitação e pesquisa, além de fortalecer o elo de conexão entre mercado e academia".

Com mais de 20 anos de experiência em assessoria e representação jurídica, em especial em questões relacionadas com a aquisição, gestão e transferência de direitos de propriedade intelectual, o advogado Cláudio Lins de Vasconcelos afirma a importância da formação e do conhecimento: “Fiquei muito feliz e honrado com o convite do ICAB porque acredito em sua missão de desenvolver uma indústria audiovisual brasileira forte e competitiva por meio da formação de profissionais de ponta. O audiovisual é a linguagem de nosso tempo. De Nova York a Nova Deli, de Tóquio ao Tocantins, há praticamente uma tela para cada palma de mão. Cada uma representa uma oportunidade para produtores de conteúdo, mas também um desafio: grandes ideias nem sempre se transformam em grandes produtos audiovisuais. Para que isso aconteça, além de qualidade técnica e artística, é preciso cuidar da qualidade jurídica das obras. Nossa indústria audiovisual só se desenvolverá plenamente com segurança jurídica e atenção à dimensão econômica do trabalho intelectual”.

Clique e conheça uma pouco mais sobre os mentores do Instituto.

http://www.icabrasil.org/2016/index.php/mentoria.html

Voltar

Compartilhe essa notícia: