SuperData: A maturação da narrativa em videogames

A maturação da narrativa em videogames

O analista da SuperData, Courtney Sanders, discute por que a rica narrativa é a principal razão pela qual os jogos estão ganhando muito.

 

Começando nos anos 90 até o início dos anos 2000, houve um aumento tanto na qualidade quanto na quantidade de programas de TV roteirizados trazidos à encarnação moderna da idade de ouro da televisão. Séries como 'Twin Peaks, Mad Men, Breaking Bad e Game of Thrones' continuamente definem o padrão para a televisão moderna. À medida que as plataformas independentes continuam produzindo conteúdo orientado para criadores de conteúdo, fora da influência das regulamentações de rede, o storytelling continuará a evoluir. Da mesma forma, o mundo dos jogos está experimentando uma mudança semelhante à dos criadores, já que os grandes desenvolvedores estão orçando mais recursos em suas narrativas de jogos para criar histórias mais diversificadas e imersivas que só podem ser contadas com eficácia através de um meio interativo.

É verdade que jogos indie como 'Undertale' contam histórias profundas há anos. Equipes pequenas que consistem em apenas alguns desenvolvedores podem experimentar a narração de histórias sem as principais preocupações dos editores em relação à comercialização principal. Entre os gigantes, no entanto, contar histórias em videogames sempre foi um tópico de debate. Narrativas do jogo AAA têm sido criticadas por jogar segundo violino à jogabilidade, que geralmente são a verdadeira estrela do show. No entanto, os jogadores que jogam jogos single-player os apreciam pela sua história tanto quanto os apreciam por mecânicas de jogo como combate, exploração e solução de quebra-cabeças.

 

Devido à demanda por uma melhor narrativa, os jogos tradicionais estão dando saltos maiores para a escrita diferenciada, à medida que os criadores ganham mais liberdade para tomar suas próprias decisões criativas. Temas como romance, sexualidade e família estão sendo tratados mais do que apenas acompanhamentos para uma extravagância de hackers ou filmagens. Compare 'God of War' (2005) a 'God of War' (2018), ambos aclamados pela crítica na mesma franquia. O primeiro título, enquanto empurra o jogador para um mundo épico e convincente, é bastante simples; o personagem principal, Kratos, é motivado principalmente pela raiva. 'God of War' (2018) apresenta uma história mais emocional sobre um pai e filho enquanto ainda mantém a jogabilidade satisfatória e violenta de seus antecessores. As franquias da Naughty Dog, The Last of Us e Uncharted, oferecem aos jogadores uma experiência altamente cinematográfica.

As narrativas de jogos não precisam imitar o sucesso dos programas de TV, elas também podem ser adaptadas para se adequar ao meio interativo dos videogames. As principais revelações do NieR: a narração existencial do Automata não poderia ter sido efetivamente apresentada como um programa de TV ou filme. Para obter os dois primeiros finais do jogo, os jogadores devem completar a mesma campanha duas vezes. O refazer de uma parte significativa do jogo funciona devido às diferenças causadas pela mecânica de jogo.

A crescente ênfase da rica narrativa em jogos é a principal razão pela qual os títulos baseados em histórias estão ganhando muito. Durante os respectivos meses de lançamento, o The Witcher 3 ganhou $ 69M, o Uncharted 4 fez $ 56M e o God of War arrecadou $ 131M no total da receita digital. Esses resultados mostram que há uma demanda significativa por experiências narrativas entre os jogadores.

Fonte: SuperData

 

 

Voltar

Compartilhe essa notícia: