Estudo aponta crescimento de anúncios e uso de vídeos nas redes sociais

A digitalização do comportamento do consumidor começa a se refletir mais rapidamente nos investimentos em mídia das marcas, e o vídeo tem um papel fundamental neste processo. É o que revela a pesquisa “Paid Social Trends” da iProspect, agência de marketing full performance presente em 54 países. A pesquisa foi realizada com mais de 210 marcas, cujas ações abrangem investimentos em vários países, incluindo o Brasil.

Esta edição mostra que o investimento em anúncios em redes sociais cresceu 78% (de janeiro a setembro na comparação entre 2016 e 2017) e o uso de inserções em vídeo no Facebook subiu 41% (terceiro trimestre na comparação do mesmo período em 2016 e 2017).

Segundo Paola Máximo, diretora operacional da iProspect, “a presença das marcas em redes sociais por meio de anúncios cresce fortemente, impulsionada pelo requinte de informações que possuímos para criar estratégias de comunicação assertivas e relevantes, além do engajamento do consumidor nas plataformas. Com o crescimento do investimento,  a mensuração da performance, através de diferentes KPIS, também foi aprimorada de forma significativa”.

Pinterest em queda, Facebook em alta

O investimento, porém, variou bastante dentro das redes pesquisadas (Facebook, Instagram, Pinterest, Snap e Twitter). No Twitter e Pinterest, o gasto diminuiu, 12% e 35%, respectivamente, enquanto com o Facebook cresceu 36% (terceiro trimestre na comparação do mesmo período em 2016 e 2017). Isso pode ser atribuído para o desempenho historicamente mais forte do Facebook em relação ao impulsionamento de vendas, especialmente nas proximidades das festas de fim de ano.

Custo aumenta no Facebook e Instagram

Considerando o período de janeiro a setembro na comparação entre 2016 e 2017, o custo no Facebook e Instagram cresceu 130% e 104%, enquanto as demais redes apresentaram quedas significativas. Esses aumentos são devidos principalmente a maior adesão dos clientes e a aplicação de estratégias completas de “funil” para captura de leads nestas plataformas.

O vídeo-first já uma realidade

Faz mais ou menos um ano que o Facebook anunciou que se tornaria uma companhia “vídeo-first” e isso já se evidencia com o crescimento de 41% em social video ad placements (terceiro trimestre na comparação do mesmo período em 2016 e 2017). O estudo identificou esse crescimento em todas as verticais, mais especialmente nos setores de automóvel e bens de Consumo. “Estamos vendo mais vídeos criativos adicionados às campanhas existentes, mas mais notavelmente estamos acompanhando a transferência da verba normalmente utilizada em outros canais digitais para o social video. Além disso, há clientes redistribuindo o orçamento da TV para impulsionar os vídeos sociais e aprofundar sua segmentação, eficiência e mensuração”, ressalta Paola Máximo.

Confira o relatório em nossa Mediateca.

Fonte: Adnews

Voltar

Compartilhe essa notícia: