Especial coproduções latino-americanas com territórios não tradicionais: desviando o olhar

A 31ª edição da revista digital LatAm cinema examina os diferentes aspectos da coprodução de filmes e a participação latino-americana no 66º Festival de Cinema de San Sebastian.

Com a globalização, as relações internacionais deixaram de ser um papel exclusivo dos Estados a abrir caminho para áreas individuais. É cada vez mais comum encontrar filmes latino-americanas realizados em coprodução com territórios aparentemente distantes, fruto da busca criativa dos produtores para tornar os projetos viáveis ou do vínculo da equipe com essas localidades. Assim, a hegemonia de países como a França, Espanha e Alemanha como principais coprodutores parceiros do cinema latino-americano está abrindo o caminho para uma diversidade de alianças com outros territórios do mundo, envolvendo um fortalecimento do cinema latino-americano em termos de fórmulas de produção e circulação, além do aumento da riqueza cultural.

Além dos países mais comuns com os quais se tem trabalhado historicamente como um todo, o recente cinema latino-americano está diluindo as fronteiras e apresenta uma progressiva aumento de alianças com territórios não tradicionais. O cinema latino-americano convida você a desviar o olhar em direção a essas novas rotas.

Por: Marta García

Clique e confira o artigo e a revista na íntegra

 

Voltar

Compartilhe essa notícia: