Conferência Audiovisual Sem Fronteiras discute tendências do setor para 2021

As inscrições são gratuitas para a conferência que acontece dia 8 de dezembro. Realizada pelo ICAB e FORCINE, iniciativa é voltada para realizadores, estudantes, pesquisadores e demais agentes da cultura e da indústria criativa

No próximo dia 8 de dezembro, terça-feira, às 16h, via Zoom, acontecerá a 4ª e última conferência gratuita do ciclo Audiovisual Sem Fronteiras deste ano, que discute oportunidades e desafios para 2021, com a temática: “O que vem depois? Tendências para o audiovisual no mercado e na educação”. A iniciativa é realizada pelo Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB) e o Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE).

Destinada a realizadores, estudantes, pesquisadores e demais agentes da cultura e da indústria, a conferência tem como objetivo estimular uma visão propositiva que articule os rumos possíveis para o mercado. Entre as questões que devem ser debatidas estão as articulações políticas e a formação profissional, diante da necessidade de caminhos inovadores, que sejam capazes de driblar imprevistos como os vivenciados com a pandemia em 2020. 

Com mediação Mauro Garcia, presidente executivo da BRAVI - Brasil Audiovisual Independente e diretor executivo do ICAB, o painel contará com a participação de Alfredo Manevy, gestor e especialista em políticas culturais, professor de cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisador na Babelsberg FilmUniversitat, Alemanha; Gabriela Rocha, advogada do escritório Leite, Roston, Chaves & Saciotto, especialista em direito do entretenimento e propriedade intelectual; Mariana Loterszpil, diretora do canal TECtv, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da Argentina, e presidente da ONG LatinLab; Paulo Cunha, doutor em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra é professor do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal, onde dirige o Mestrado em Cinema, além de vice-presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes, e Viviane Ferreira, advogada, sócia da Odun Filmes e presidenta da APAN - Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro.

Com coordenação acadêmica de Alessandra Meleiro, pós-doc em Film Studies e presidente do FORCNIE, a 4ª edição do ciclo de conferências Audiovisual Sem Fronteiras conta com apoio institucional da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), do Laboratório de Tradução Audiovisual da Língua de Sinais (LATRAVILIS/DPsi/UFSCar) e da Federação Portuguesa de Escolas de Cinema e Audiovisual (FECA).

As inscrições para participar do evento com transmissões ao vivo nos idiomas português e espanhol, além de tradução em Libras, podem ser realizadas gratuitamente neste link. O ciclo Audiovisual Sem Fronteiras ainda emite certificado de participação para os inscritos. 

 

Serviço

  • Evento: Conferência Audiovisual Sem Fronteiras
  • Tema 4ª edição: " O que vem depois? Tendências para o audiovisual no mercado e na educação "
  • Data: 8 de dezembro (terça-feira)
  • Horário: ao vivo - 16h (horário Brasil)
  • Plataforma: link zoom - ICAB
  • Inscrições: gratuitas pelo link - https://forms.gle/iBm7DrTtVbdD8Ruz8
  • Evento em português e espanhol com tradução em Libras

 

Sobre os convidados:

 

Alfredo Manevy

Gestor, Pesquisador e Professor da Universidade Federal de Santa Catarina

Professor de cinema na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisador em políticas culturais, Manevy possui graduação em Cinema e Vídeo e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Foi presidente da SPcine e secretário-executivo do extinto Ministério da Cultura (MinC). Atualmente é pesquisador visitante na Babelsberg FilmUniversitat, na Alemanha.

 

Gabriela Rocha

Advogada do escritório Leite, Roston, Chaves & Saciotto

Advogada com experiência nos setores público e privado, atuando em Direito Regulatório, Direito do Entretenimento com ênfase em Direito Autoral e Direito Administrativo. Ocupou cargos na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e na Agência Nacional do Cinema (ANCINE). É Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, cuja dissertação de mestrado girou em torno do tema da legitimidade democrática das agências reguladoras. Possui especializações em Direito Autoral, Direito do Entretenimento e é pós-graduada em Direito da Propriedade Intelectual.

 

Mariana Loterszpil

Diretora do canal TECtv e Presidente da ONG LatinLab (Argentina)

Diretora do canal TECtv, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da República Argentina, foi fundadora do canal Encuentro e Pakapaka, atuando como produtora geral. A sua carreira inclui o lançamento e gestão de vários canais de TV, consultorias de conteúdo e formato nacionais e internacionais e trabalho de branding e identidade para cada um dos projetos que liderou. Foi júri de festivais locais e internacionais e ganhou inúmeros prêmios em todas as emissoras sob sua responsabilidade. Atualmente também se dedica ao ensino e é presidente da ONG LatinLab, especializada em comunicação e infância e adolescência.

 

Paulo Cunha

Professor da Universidade da Beira Interior e Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes (Portugal)

Doutor em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra. É Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal, onde dirige o Mestrado em Cinema. É membro integrado do LabCom.IFP da UBI e colaborador do grupo de trabalho Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais do CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra. Coordenador editorial da Aniki _ Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, do Grupo de Trabalho Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos da AIM e do Seminário Temático Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos da SOCINE. Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes e programador dos festivais internacionais de cinema Curtas Vila do Conde e Porto/Post/Doc.

 

Viviane Ferreira

Advogada, Sócia da Odun Filmes e Presidenta da APAN

Sócia-diretora da Odun Filmes, CEO da RAIO (Rede Audiovisual de Inclusão Orquestrada) e da plataforma de streaming TodesPlay, professora do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM São Paulo, presidenta da APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro) e Diretora Artística do "Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul - Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas". Mestra em Políticas do Audiovisual pela Universidade de Brasília (UNB).

 

(mediador)

Mauro Garcia – Presidente Executivo BRAVI e Diretor Executivo ICAB

Quarenta anos de experiência em programação e produção para televisão. Membro Titular do Conselho Superior de Cinema e Associado da Academia Brasileira de Cinema. Membro do Conselho Deliberativo da SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão. Atua como Presidente Executivo da associação Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e como Diretor Executivo do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB). Foi Diretor de Programação e Diretor de Projetos Especiais na TV Cultura de São Paulo; responsável pela implantação e formatação dos novos canais da Multiprogramação para a TV Digital; Criador, implantador e Diretor de Conteúdo da TV Rátimbum, primeiro canal infantil brasileiro da TV por assinatura. Atuou como Diretor-Presidente da ACERP – Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto, mantenedora da TVE Brasil e das Rádios MEC AM e FM (Organização Social – empresa privada sem fins lucrativos); e como Presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais, a ABEPEC.

 

 

 

Voltar

Compartilhe essa notícia: