Ciclo de conferências Audiovisual sem Fronteiras discute a contribuição do audiovisual na educação

 

Inscrições gratuitas para o 3ª painel do ciclo, que acontece dia 24 de novembro, estão abertas. Promovida pelo ICAB e FORCINE, a iniciativa é voltada para realizadores, estudantes, pesquisadores e demais agentes da cultura e da indústria criativa.

O Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB) e o Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE) dão continuidade ao projeto Audiovisual sem Fronteiras, ciclo de conferências sobre o desenvolvimento e a cultura audiovisual no Brasil e no mundo. As últimas conferências do ano, que propõem o diálogo a partir de diferentes olhares, aspectos e desafios da indústria criativa, serão realizadas nos dias 24 de novembro e 08 de dezembro, às terças, às 16h, via Zoom. As inscrições para participar do evento são gratuitas e as transmissões serão realizadas ao vivo nos idiomas português e espanhol, além de tradução em LIBRAS.

Na próxima terça-feira (24), a 3ª conferência do ciclo terá como tema "O Audiovisual como Instrumento de Educação e Formação". O painel irá abordar como o audiovisual na cultura de convergência e o compartilhamento de conhecimento através das imagens em movimento tem contribuindo para o aprendizado, a interpretação, a visão crítica e reflexiva no contexto educacional envolvendo estudantes, professores, famílias.

O painel contará com a participação de Cezar Migliorin - professor do departamento de cinema e vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e psicoterapeuta; Inmaculada Concepción Carpe Pérez, artista visual e professora de animação da Universidade da Dinamarca; José Brito, gerente geral do Canal Futura; e Josi Campos, coordenadora do Videocamp. Com mediação de Cíntia Langie, cineasta e professora de cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), os convidados farão reflexões sobre a temática, tendo como foco a inclusão do cinema e do audiovisual na pauta educacional, o pensamento acadêmico, social e de mercado, e os desafios para educadores, exibidores e realizadores. Coordenação acadêmica de Alessandra Meleiro, Pós-doc em Film Studies e Presidente do Forcine.

O ciclo de conferências Audiovisual sem Fronteiras conta com apoio institucional da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), do Laboratório de Tradução Audiovisual da Língua de Sinais (LATRAVILIS/DPsi/UFSCar) e do Animated Learnig Lab da Dinamarca.

Para participar, realizadores, estudantes, pesquisadores e demais agentes da cultura e da indústria criativa podem se inscrever gratuitamente neste link. O ciclo Audiovisual sem Fronteiras emite certificado de participação para os inscritos (que participarem do evento ao vivo). 

No dia 08 de dezembro, a 4ª e última conferência do ano terá como tema "O que vem depois? Tendências para o audiovisual no mercado e na educação." Convidados e mais informações sobre o painel serão anunciados em breve.

 

Serviço

  • Evento: Conferência Audiovisual sem Fronteiras
  • Tema 3ª edição: "O Audiovisual como Instrumento de Educação e Formação"
  • Data: 24 de novembro (terça-feira)
  • Horário: ao vivo - 16h (horário de Brasília)
  • Plataforma: link zoom - ICAB
  • Inscrições: gratuitas pelo link https://forms.gle/iZWfWAM4BrRrKq6W9
  • Evento em português e espanhol com tradução em Libras
  • Emissão de certificado de participação

 

Sobre os convidados:

  • CEZAR MIGLIORIN

Professor do Departamento de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF) / RJ e Psicoterapeuta

Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ e Cinema pela Sorbonne Nouvelle, Pós-doutorado na Universidade de Roehampton – Inglaterra. Ministrou cursos e palestras em universidades da Europa e América do Sul. Coordenador do projeto de cinema, educação e direitos humanos: Inventar com a Diferença. Organizador do livro Ensaios no Real: o documentário brasileiro hoje (2010), escreveu Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá (2015), Cartas sem resposta (2015) e Cinema de Brincar (2019), com Issac Pipano, com quem também realizou eles o documentário "Educação" (2017). Escreveu ainda os livros de ficção A menina (2014) e Breve Inventário das Felicidades Instantâneas (2018). Foi presidente da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a prática do cinema e experimentações subjetivas em interface com a clínica e a psicoterapia.

 

  • CINTIA LANGIE

Cineasta e Professora de Cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) / RS

Realizadora audiovisual e professora adjunta dos cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui graduação em Jornalismo (PUCRS, 2003), mestrado em Comunicação Social com ênfase em Cinema (PUCRS, 2006) e doutorado em Educação com ênfase em difusão do cinema brasileiro (UFPel, 2020, com doutorado sanduíche no PPGCINE da Universidade Federal Fluminense - UFF). Coordena o Cine UFPel, sala universitária digital, onde também é curadora.  

 

  • INMA CARPE (Inmaculada Concepción Carpe Pérez)

Artista visual e Professora de Animação da Universidade na Dinamarca

Inma Carpe nasceu na costa mediterrânea da Espanha. Tem mestrado em Animação 2D pela San Carles Fine Arts; Valência e completou seus estudos na Alemanha e na Dinamarca, onde atua como professora de animação no Animated Learning Lab / Via University College, Dinamarca. Artista de desenvolvimento visual, animador-cineasta, palestrante e pesquisador do The Animation Workshop (Dinamarca), com especialização em curtas-metragens e pré-produção. Experiência em formatos curtos, educação e festivais de cinema. Sua atuação e projetos de pesquisa tem foco especial na mistura de animação com arte têxtil, educação e ciência para estudar a identidade narrativa para o autodesenvolvimento, preservação de memórias coletivas (diversidade cultural) e autoconsciência. Atualmente trabalha e pesquisa Animação sobre mídia de comunicação e transformação, a partir do processo criativo de filmes de animação. Conectando a neurociência (Neuroeducação) com a produção / narrativa de filmes para trabalhar a neuroplasticidade do nosso cérebro: reescreva sua história, reconecte seu cérebro.

 

  • José Brito

Gerente Geral do Canal Futura

Gerente do Canal, na Fundação Roberto Marinho. Gestor de projetos educacionais, campanhas de impacto social e uso de tecnologias para aprendizagem. Publicitário, jornalista e mestre em Ciências Sociais. Começou a carreira no Globo Ecologia, foi professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e editor-chefe de jornalismo. É Conselheiro da Agência Lupa e membro JEDUCA, a Associação dos Jornalistas de Educação. O Canal Futura é uma instituição educativa que acredita na aliança entre Educação e Comunicação como agentes de transformação das pessoas e da sociedade. 

 

  • Josi Campos

Coordenadora do Videocamp

Josi Campos é designer de formação e trabalhou em grandes empresas de comunicação nas frentes de produção de conteúdo e marketing. Em 2014 se juntou ao time do Instituto Alana, organização de impacto socioambiental que promove o direito e o desenvolvimento integral da criança e fomenta novas formas de bem viver. Como coordenadora do Videocamp, plataforma online que reúne filmes com potencial de impacto, busca caminhos para democratizar o acesso a narrativas plurais capazes de impulsionar a construção de um imaginário coletivo de justiça social.

Voltar

Compartilhe essa notícia: