Futebol é o conteúdo de TV preferido no celular, e dramaturgia no on demand, diz Ibope

Futebol é o conteúdo de TV preferido no celular, e dramaturgia no on demand, diz Ibope

Levantamento da Kantar IBOPE Media revelou dados interessantes sobre o perfil da audiência de TSV (Time Shifted Viewing), o conteúdo televisivo consumido em até sete dias após a exibição regular.

De acordo com os dados coletados entre maio/16 e abril/17, nos 15 mercados aferidos regularmente pelo instituto no Brasil, os indivíduos da classe AB foram os que mais assistiram a conteúdos televisivos de forma não linear. Viram o conteúdo de TV até sete dias após a exibição no programação normal dos canais.

“A população entre 25 a 49 anos é a que mais consome TV após a exibição regular, porém percebe-se que o público infantil também tem bastante afinidade com essa forma de assistir televisão”, explica Fábia Juliasz, Head of Business Solutions para a América Latina. No período analisado, novelas, minisséries e shows foram os gêneros mais assistidos de forma não linear - com destaque para os programas originalmente exibidos entre 19h e 23h.

O Time Shifted Viewing faz parte de um conjunto de soluções de mensuração da “audiência 360°”, cujo objetivo é entregar os resultados do consumo de TV em todas as suas formas. O TSV é a medição do consumo de conteúdo televisivo no tempo do telespectador, em que se identifica e aloca esta audiência, em até sete dias após sua exibição (não linear), seja por gravação do telespectador ou por on demand. O reconhecimento da programação consumida de forma não linear é feito através da tecnologia fingerprint, que identifica o conteúdo televisivo por meio de seu áudio.

O estudo também detalha o perfil da audiência de conteúdo televisivo consumido em celulares via TDT (Televisão Digital Terrestre) nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os telespectadores que assistem TV por aparelhos móveis, o futebol foi o gênero mais assistido em ambas as praças.

Na Grande São Paulo, o público que mais assistiu conteúdos de TV via TDT em aparelhos móveis pertence à classe AB, com o auge de consumo entre 11h e 14h. Já na região metropolitana do Rio, a classe C foi a que mais consumiu TV em celulares com a tecnologia TDT, com pico de audiência entre 12h e 13h. As informações também foram coletadas entre maio/16 e abril/17.

Assim como na aferição de TSV, a audiência do consumo de conteúdo televisivo por TV Digital Terrestre (TDT Mobile) é somada à audiência regular de TV, em um período de até sete dias, e alocado a emissora de origem.

Fonte: http://entretenimento.r7.com/blogs (21/06/2017)

Voltar

Compartilhe essa notícia: