Em um ano, Circuito Spcine reúne 380 mil espectadores em mais de 7,8 mil sessões

No dia 30 de março de 2016 começava o Circuito Spcine, com a primeira sala no bairro do Butantã, em São Paulo. O circuito agora está em 17 das 32 prefeituras regionais de São Paulo e suas 20 salas estão distribuídas em CEUs (15 salas), no Centro Cultural São Paulo (2), na Biblioteca Roberto Santos (1), Cine Olido (1) e Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (1).

O complexo somou 380 mil espectadores em mais de 7,8 mil sessões, da sua inauguração oficial até 26 de março, último dia da cine-semana antes da efeméride. Entre 9 de 15 de março, o Circuito também registrou a semana recorde de público – 20 mil pessoas –, puxado por filmes como "Moana", "Minha Mãe é uma Peça 2" e "Os Saltimbancos Trapalhões Rumo à Hollywood".

A programação infantil continua sendo o carro-chefe, ocupando as quatro primeiras colocações no ranking dos filmes mais vistos. "Carrossel 2" está em primeiro lugar, com 24,5 mil espectadores, seguido por "Procurando Dory" (19,4 mil), "Pets – A Vida Secreta dos Bichos" (18,8 mil) e "Moana – Uma Aventura em Alto Mar" (15,7 mil). A comédia "Minha Mãe é uma Peça 2" completa a lista, com 13 mil.

A parceria com realizadores fez as salas de rede irem além da exibição. Desde o ano passado, o projeto Encontro com Cineastas, em parceria com a Revista de Cinema, e as sessões seguidas de debate vêm colocando diretores e produtores frente à frente com o público para falar sobre suas obras. Daniel Ribeiro, Renato Cândido, Luiz Bolognesi e Pedro Morelli foram alguns dos nomes que participaram das atividades.

 

Pesquisa de público

De acordo com estudo do Observatório de Turismo e Eventos, da Spturis, o Circuito Spcine é avaliado positivamente por 95,3% dos entrevistados. No critério qualidade de projeção na tela, o nível de aprovação entre ótimo e bom é de 98,1%. No item estrutura da sala, 97%. Já a programação soma 85%. A pesquisa foi realizada entre 7 a 18 de dezembro de 2016 e entrevistou 1.103 pessoas, entre frequentadores e moradores dos arredores do Circuito Spcine.

 

História

Inaugurado oficialmente em 30 de março de 2016, o Circuito Spcine é a maior rede de salas públicas de cinema do Brasil. Todas as 20 salas possuem projetores digitais e programação regular que abarca filmes dos mais diversos gêneros, formatos e portes.

A ideia de criar o Circuito surgiu de um quadro de exclusão socioeconômica. De acordo com pesquisa da empresa J. Leiva, 10% da população paulistana nunca foi ao cinema e, nas classes D e E, o porcentual é de 30%.

Nos CEUs (Centros Educacionais Unificados) e no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, a entrada é gratuita. Já nos centros culturais, o preço do bilhete varia de R$ 2 a R$ 4.

Fonte: http://convergecom.com.br/telaviva (31/03/2017)

Voltar

Compartilhe essa notícia: