América Latina vê a idade de ouro da TV na forma de SVOD

Por Jim O’Neill

Globalmente, a assinatura de vídeo de on-demand (SVOD) está em uma trajetória de foguete e a América Latina encontra-se profundamente inserida nesta mistura. Enquanto a Netflix, a Amazon e a Hulu têm liderado o crescimento da assinantes de video on-demand, uma crescente variedade de serviços de assinatura - sozinhos há mais de 100 nos EUA e Canadá - estão vendo o crescimento rápido de assinantes e a adoção de diversos grupos demográficos.

O número combinado de assinantes em todo o mundo para "outros" serviços SVOD ultrapassa largamente o número de assinantes do "Big 3" no mercado americano. Espera-se que essa diferença se alargue à medida que o SVOD se torne uma norma no mercado.

Na América Latina, um relatório recente da Digital TV Research postula que o SVOD dominará o segmento de over-the-top (OTT) e séries de TV, com uma participação esperada de 62% no valor de US $ 2,86 bilhões até 2022, mais do dobro do que era um ano atrás. O mercado de OTT no geral gera em torno de US $ 4,6 bilhões. O relatório prevê que a região tenha 32,5 milhões de assinantes de SVOD, contra 17,1 milhões em 2016.

No Brasil, a estimativa de participação do SVOD no mercado deverá ser de 34%, com o México em segundo lugar atingindo 28%.

Como no resto do mundo, a Netflix terá uma grande parte da fatia de assinantes, mas espera-se que declinem em partes para 50% (16,32 milhões) contra os 64% (11 milhões) que viu em 2016. A Amazon Prime Video que está apenas começando a solidificar seus planos de lançamento na LatAm, deverá subir para 3,68 milhões, a Blim poderá atingir 3,04 milhões, a Claro Video 2,79 milhões e a HBO 1,07 milhões.

No México, a segunda maior economia da região depois do Brasil, o OTT está crescendo.

Um relatório recente da Unidade de Inteligência Competitiva (CIU) do país disse que o OTT é o segmento de mais rápido crescimento do setor de entretenimento em vídeo no México, com plataformas de streaming usadas por 7 milhões de usuários. Enquanto os assinantes de televisão por assinatura via satélite (11,2 milhões) e de cabo (8,6 milhões) permanecerem dominantes, o CIU disse que OTT cresceu 24% de Y / Y no primeiro trimestre, em comparação com o satélite (+ 3,7%) e o cabo (1,1%).

"O conteúdo exclusivo disponível para ser consumido em todos os lugares sob demanda aumentou as assinaturas de OTT. A quota de mercado da OTT é de 24,4%, perto da TV a cabo (31%) ", afirmou o relatório.

A autoridade de telecomunicações do México, a IFT, no último trimestre, disse que o aumento dos preços da televisão paga impulsionou uma explosão de cord cutting, com os operadores no primeiro trimestre perdendo praticamente todos os seus ganhos de assinantes a partir de 2016. O resultado foi mais assinantes dos serviços SVOD, onde mais opções "Pode oferecer a mesma experiência de televisão por assinatura", disse o analista e ex-membro da IFT, Abel Hibert.

Confira o artigo completo: http://www.ooyala.com/videomind/blog

Voltar

Compartilhe essa notícia: