UFCA e UFG realizam painel Políticas Culturais nas Universidades Públicas.

 

Com objetivo de discutir o campo da cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), o projeto de extensão Conversas sobre Políticas Culturais, desenvolvido pelo bacharelado em Produção e Política Cultural da Universidade Federal do Pampa, promoverá no dia 01 de abril de 2021, quinta-feira, das 10h às 12h, o debate online sobre Políticas Culturais nas Universidades Públicas: UFCA e UFG. Os palestrantes serão o Prof. Dr. Robson Almeida (Pró-reitor de Cultura da Universidade Federal do Cariri), Gustavo Ramos Ferreira (Coordenador de Política e Diversidade Cultural e Pró-reitor Adjunto da Universidade Federal do Cariri), e a Profa. Dra. Flavia Cruvinel (Pró-reitora Adjunta de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás). O objetivo é conhecer os planos de cultura, as políticas culturais ou ações culturais desenvolvidas pelas universidades convidadas, também discutir as universidades públicas enquanto instituições culturais e a importância da organização da cultura em âmbito destas IPES tanto para fortalecimento interno, quanto externo com articulações, ações compartilhadas em rede de modos participativo e amplo. Haverá atestado de participação e as inscrições podem ser feitas até 31 de março, 12h, pelo formulário https://forms.gle/nmFjFw9PbuxSX7A66

 

Palestrantes:

Prof. Dr. Robson Almeida: arranjador, compositor, saxofonista e docente do Curso de Música da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Doutor (2014) e Mestre (2010) em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2005). Atuou como regente de big bands e bandas de música. Em 2003 ganhou o prêmio Alberto Nepomuceno de Regência de Banda e em 2007 o mesmo Prêmio na área de Composição para banda de música. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa NEMus - Núcleo de Estudos em Educação Musical, integrante e diretor artístico do grupo musical Kariri Sax, Pró-reitor de Cultura da UFCA desde 2016. Desenvolve pesquisas sobre Aprendizagem Musical Compartilhada, metodologia de ensino de instrumentos musicais e políticas culturais para as universidades. 

 

Gustavo Ramos Ferreira: sociólogo, pesquisador do Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais, atualmente é Coordenador de Política e Diversidade Cultural e Pró-reitor Adjunto da Universidade Federal do Cariri.

 

Profa. Dra. Flavia Maria Cruvinel: doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFG, mestra em Música e Especialista em Música Brasileira no Século XX ambas pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Desenvolve pesquisas na área de Educação Musical e publicou os livros "Educação Musical e Transformação Social" (2005) e "Música e Poder: o habitus cortesão bragantino nos trópicos" (no prelo). Além de sua atividade como Professora e Pesquisadora, também atua como gestora e produtora cultural, com destaque aos seguintes eventos como criadora e realizadora: Projeto Música no Câmpus, Goiânia Ópera Festival, Série Música Consciente, Série Músicas, Série Todas as Artes, SBPC Cultural/2011, Brazilian Kaleidoscope (ISME-Grécia 2012), Concerto de Encerramento do Congresso da ISME - International Society of Music Education (Porto Alegre, 2014). Desde 2015, é membro ativo da Comissão Artística e Permanente de Produção Cultural e Artística da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu, desde 2019 coordena a Rede de Cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior de Goiás e é coordenadora da área temática Cultura do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (2019-2020). Em 2020 foi eleita para a diretoria da International Society for Music Education, sendo a única representante da América Latina. Atualmente, é  Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura/Diretora de Cultura da UFG (Gestão 2018-2021) e Professora Adjunta da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.

 

Outras informações: ppcult.unipampa@gmail.com

Gravações dos debates PPCult/UNIPAMPA: https://www.youtube.com/channel/UC0-N63mP2Hp5cRWQslBkmkA

 

 

Voltar