Masterclass Direitos Autorais – Gestão de Direitos na Era Digital - SP

masterclass Direitos Autorais – Gestão de Direitos na Era Digital - SP

Estão abertas as inscrições para a masterclass Direitos Autorais – Gestão de Direitos na Era Digital com Cláudio Lins de Vasconcelos, advogado autoralista, doutor pela UERJ e mestre pela Universidade de Notre Dame. O encontro será realizado em São Paulo no dia 26 de julho e no Rio de Janeiro no dia 1º de agosto. O valor da inscrição é de R$ 50,00 para associados BRAVI e R$ 250,00 para os não associados. As inscrições para associados BRAVI é limitada a dois participantes por empresa. Para inscrever-se é preciso acessar esse link. O pagamento será feito por boleto encaminhado ao e-mail cadastrado em até 24 horas.

Sobre a masterclass

Os direitos autorais constituem o elemento central do valor econômico de uma obra audiovisual. Da criação à exibição final, o trabalho criativo-produtivo de roteiristas, diretores, atores, produtores, entre muitos outros, gera uma série de direitos que concentram todo o potencial de remuneração dos que investiram tempo, dinheiro, talento e outros recursos em sua realização. A Era Digital mudou as formas de produção e principalmente distribuição dessas obras, mas em nada reduziu a importância da criatividade humana, justamente o objeto da proteção jurídica ao autor.

Que direitos são esses e como são adquiridos? Em que circunstâncias podem ser transferidos? Como a digitalização do mercado e o surgimento de novas formas de exibição audiovisual têm afetado os modelos de negócio do setor? Indo mais fundo, qual o impacto do marco regulatório dos direitos autorais para o desenvolvimento de uma atividade que, segundo pesquisas recentes, responde por quase 0,5% do PIB brasileiro e gera tantos empregos quanto a indústria do turismo?

Os tópicos a serem abordados serão: introdução à economia da cultura; mídia analógica, mídia digital e propriedade intelectual; aquisição e transferência de direitos autorais; gestão individual e gestão coletiva e gestão de riscos.

São Paulo  (35 vagas)
26 de julho – das 14h00 às 18h00
Local: BRAVI SP – Al. Jaú, 684 – CJ 21 – São Paulo/SP

Rio de Janeiro (30 vagas)
01 de agosto – das 14h00 às 18h00
Local: BRAVI RJ – Rua da Glória, 344 – Sala 703 – Rio de Janeiro/RJ

Biografia

Cláudio Lins de Vasconcelos – advogado autoralista, sócio da Lins de Vasconcelos Advogados. É doutor pela UERJ e mestre pela Universidade de Notre Dame. Entre outras posições, foi secretário nacional de economia da cultura do Ministério da Cultura, consultor do Banco Mundial, assessor adjunto de assuntos internacionais do Ministério da Justiça e gerente jurídico da Fundação Roberto Marinho. É professor da pós-graduação em Direito da Propriedade Intelectual da PUC-Rio, autor de diversos trabalhos e do livro “Mídia e Propriedade Intelectual: A Crônica de um Modelo em Transformação”, atualmente na segunda edição.

Voltar